Pretoria, (Da correspondente) - As operações na fronteira de Lebombo com a República de Moçambique, estão a decorrer sem sobressaltos a medida que aumenta o movimento de pessoas e carga, informou hoje a Autoridade de Gestão de Fronteiras, (Border Management Authority - BMA).
Segundo a BMA "o processamento de carga tanto à chegada como à saída continua normalmente com a facilitação eficiente, garantindo a movimentação contínua das mercadorias".
Do mesmo modo, prossegue, "o trânsito de viajantes em ambas direcções está a fluir sem interrupções, reflectindo a preparação da Autoridade para a agitada época de férias ".
No comunicado a que ANGOP teve acesso, a BMA refere que "no último fim-de-semana, de 13 a 15 de Dezembro corrente, 52.252 viajantes foram processados no Porto de Entrada de Lebombo um claro indício do aumento da actividade por estas alturas do ano.
O Comissário da Autoridade de Gestão de Fronteiras, Michael Masiapato, deu a conhecer sobre os desafios significativos e esclareceu que a acumulação de camiões na Estrada Nacional 4, foi eliminada pretendendo manter este nível de eficiência, ao mesmo tempo que monitorizam de perto todas as operações, adiantou.
"Estamos a trabalhar com outras entidades responsáveis pela aplicação da lei e partes interessadas, como os Serviços de Receitas da África do Sul (SARS), para garantir que tanto o comércio como as viagens através do Lebombo sejam tratados com a máxima eficiência e atrasos mínimos, durante este período de elevada procura".
Dada a natureza e dinâmica das operações no terreno, a BMA continua empenhada em fornecer actualizações atempadas, à medida que a situação evolui e insta o público a denunciar quaisquer actos suspeitos nos postos fronteiriços. RB/AM