Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Moçambique investe 24 milhões de euros para reciclar resíduos

    Angop logo
     África           
  • Luanda • Sexta, 28 Março de 2025 | 13h01
Campanha de recolha de lixo
Campanha de recolha de lixo
cedida

Maputo - Moçambique produz 4,2 milhões de toneladas de resíduos anualmente, mas apenas 1% são reciclados, por redes informais, cenário que o Governo quer inverter com um projeto de 24 milhões de euros, investindo em três infra-estruturas de reciclagem, noticiou a Lusa.

"No nosso país, a rápida urbanização, combinada com o aumento da actividade económica, levou a um crescimento substancial dos volumes de resíduos", reconheceu o secretário de Estado da Terra do Ambiente de Moçambique, Gustavo Dgedge, ao apresentar esta sexta-feira, em Maputo, a segunda fase do programa ValoRe, que vai decorrer até 2029.

"Hoje, estimamos que em Moçambique se gera pelo menos 4,2 milhões de toneladas de resíduos por ano, sendo que mais de 98 a 99% desses resíduos estão depositados em lixeiras não controladas, enquanto os restantes 1 a 2% são reutilizados, reciclados, através das redes informais", disse.

Estes resíduos atingem um recorde na cidade de Maputo, com cerca de meio quilograma produzido diariamente por cada habitante da capital, que na sua generalidade são queimados em lixeiras, explicou a directora nacional do Ambiente, Guilhermina Amurane, na mesma cerimónia.

"Com este programa, queremos que só vá para o aterro aquilo que não tem valor (...). Este programa vai pagar um valor por tonelada residúdio recolhida para valorização", explicou Amurane, garantindo que vai igualmente "dar emprego a quem vive do lixo" actualmente.

O programa de gestão sustentável de Resíduos ValoRe foi lançado pelo Governo moçambicano em 2019 para aumentar a quantidade de resíduos urbanos reutilizados, reciclados ou tratados no país.

A nova fase, que inclui um financiamento de 18,4 milhões de euros do fundo climático Mitigation Action Facility -- financiado pelo Reino Unido, Alemanha e União Europeia -, vai permitir criar um "ambiente regulatório e financeiro" para investimentos em infraestruturas sustentáveis de tratamento e reciclagem de resíduos, bem como de cadeias de valor para promover a recuperação e reaproveitamento, recorrendo anda a parcerias público-privadas. CV





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

UNITA reafirma compromisso com a paz e justiça social

 Segunda, 31 Março de 2025 | 19h51

Mãoboll integra festa dos 50 anos da independência

 Segunda, 31 Março de 2025 | 19h42

Lota da Baía Farta retoma actividades

 Segunda, 31 Março de 2025 | 19h32

Força Aérea reafirma compromisso com as mulheres

 Segunda, 31 Março de 2025 | 19h30

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+