Argel - Três militares argelinos, entre os quais um oficial, morreram domingo num confronto com um grupo de suspeitos terroristas na região de Timiauin, na cidade de Bordj Badji Mokhtar, junto à fronteira com o Mali, anunciou o Ministério da Defesa.
Num comunicado divulgado na sua página na Internet, o Ministério da Defesa disse que um tenente e dois cabos morreram quando participavam numa operação anti-terrorista, realizada em Bordj Badji Mokhtar, 2.146 quilómetros a sul de Argel.
A região sul da Argélia é zona onde proliferam grupos de contrabandistas envolvidos no tráfico de armas, combustível e pessoas, bem como organizações armadas radicais ligadas ao grupo extremista Estado Islâmico e à rede da Al-Qaida no Maghreb Islâmico (AQIM).
Segundo o Ministério da Defesa argelino, em 2021 as forças de segurança mataram 37 suspeitos de terrorismo e prenderam outros 108, além de terem destruído 251 depósitos de armas e apreenderam um total de 391 bombas caseiras e 831.585 quilos de material explosivo, além de 40 espingardas de assalto, 25 pistolas e 249 espingardas de vários modelos.