Cartum - A mediação de paz empreendida pelo governo turco no Sudão regista hoje um avanço formal com os elogios ao esforço difundidos pelo Presidente do Conselho de Transição Soberana (CST), general Abdel Fattah al Burhan, noticia a Prensa Latina.
Desde o final da semana passada, uma delegação do Ministério dos Negócios Estrangeiros turco, liderada pelo Vice-Ministro Burhanettin Duran, iniciou conversações com os seus homólogos do CST, o governo reconhecido do Sudão, no que poderia ser considerado preparar o terreno para contactar os seus rivais do Sudão, as Forças de Segurança (RSF, inglês) lideradas pelo General Mohamed Hamdan Dagalo.
No sábado passado, o general al Burhan pediu ao visitante que informasse o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que saúda a iniciativa, segundo fontes públicas que se abstêm de fornecer mais detalhes.
Em Abril de 2023, ambos os generais iniciaram uma conflagração que custou 26 mil mortes, um número que sobe para 62 mil se contarmos com as causadas por doenças, não beligerantes encurralados entre dois incêndios e outras calamidades, segundo contagens de agências humanitárias e da ONU.
Até ao momento, porém, não houve qualquer reacção por parte do líder da RSF e não se sabe se a delegação diplomática turca planeia visitá-lo. JM