Rabat - O fortalecimento da cooperação parlamentar esteve no centro das discussões, quarta-feira, entre o presidente da Câmara dos Conselheiros e Marrocos, Mohamed Ould Errachid, e o presidente do Senado da República Francesa, Gérard Larcher, informa a MAP.
Numa declaração, a Câmara dos Conselheiros indica que no início dessas conversas por videoconferência, Ould Errachid saudou as distintas relações entre as duas instituições, enfatizando que esta reunião tem um significado particular, pois segue a visita de estado do Presidente Emmanuel Macron ao Marrocos a convite de Sua Majestade o Rei Mohammed VI.
Esta visita abriu um novo capítulo na história comum e no futuro comum dos dois países, reforçado pela assinatura da declaração relativa à "Parceria Excepcional Aprimorada" entre Rabat e Paris, disse Ould Errachid.
Também enfatizou a importância da dimensão parlamentar na consolidação das relações bilaterais, particularmente por meio de dois mecanismos essenciais e duas plataformas distintas para o diálogo parlamentar estratégico, a saber, os grupos de amizade parlamentar e o Fórum Parlamentar Marroquino-Francês.
Esses dois mecanismos, acrescentou, conseguiram estabelecer um diálogo institucional permanente por meio da troca regular de visitas e reuniões conjuntas, convocando nesta ocasião a realização da 5ª edição do Fórum para entrar em sintonia com a nova fase da parceria excepcional entre os dois países.
Além disso, Ould Errachid saudou a posição histórica expressa pela França sobre a questão da integridade territorial do Reino e o conteúdo do discurso proferido pelo Presidente francês ao Parlamento marroquino.
Por sua vez, o Presidente do Senado Francês elogiou os distintos laços que unem o Reino do Marrocos e a República Francesa, afirmando que eles constituem um modelo único de relações bilaterais, estabelecido pelos dois países ao longo de décadas de acção conjunta e por meio de um sistema abrangente e integrado de parceria em várias áreas vitais.
Nesse sentido, destacou a importância da diplomacia parlamentar para apoiar a dinâmica renovada das relações marroquinas-francesas, à luz da parceria excepcional estabelecida pelos líderes dos dois países, no âmbito da declaração conjunta que coroou a visita de estado do Presidente francês ao Marrocos.
Larcher também enfatizou o papel dos grupos de amizade na consolidação da parceria parlamentar marroquina-francesa e na promoção do trabalho parlamentar bilateral no âmbito da posição histórica da França, apoiando a integridade territorial do Reino e a iniciativa de autonomia nas Províncias do Sul, como a única base para um acordo político justo e duradouro, expressando sua determinação em continuar a acção conjunta com a Câmara dos Conselheiros e aprofundar a consulta e a coordenação a serviço dos interesses dos dois países e povos amigos. ADR