Bamako – A Embaixada dos Estados Unidos no Mali alertou, sexta-feira, 29, os seus cidadãos sobre um eventual “ataque terrorista” em Bamako neste fim-de-semana contra locais frequentados por ocidentais.
Numa nota publicada na sua página oficial Facebook, a representação diplomática americana informou os cidadãos americanos “ que um ataque terrorista” em Bamako pode estar a ser planeado neste fim-de-semana, visando os locais frequentados por ocidentais, incluindo Embaixadas, hotéis e restaurantes.”.
Desde o ataque kamikaze contra as bses das forças armadas malianas em Sévaré, Bapho e Niono que mataram seis pessoas e feriram 20, o ministério da Segurança e da Protecção civil emitiu varias mensagens, que foram partilhadas nas redes sociais, e nas quais insta os Serviços de segurança a reforçarem a vigilância nos pontos estratégicos de Bamako.
A 20 de Novembro de 2015, um ataque terrorista contra o hotel Radicou Blu de Bamako, reivindicado pelo “ Al-Mourabitoun” , grupo extremista filiado ao Al-Qaida no Maghreb Islamique (Aqmi), causou 27 mortos entre os frequentadores estrangeiros e três bombistas.
Desde 2012, o Mali confronta-se com uma crise securitária alimentada por separatistas e jihadistas, no Norte, Centro e Sul do país.