Bamako - A 5.ª edição do Festival Hola Bamako vai ocorrer de 13 a 14 de Maio corrente no Museu Nacional do Mali, em Bamako, sob o lema "Cultura e Juventude: Pilar da Convivência", anunciou o embaixador da Espanha, José Hornero Gomez, citado hoje pela Pana.
Durante um encontro com a imprensa local, Gomez disse que o objectivo deste evento é criar um quadro para promover intercâmbios culturais entre a Espanha e o Mali e trabalhar para a restauração da paz através da música.
Durante o festival, artistas espanhóis e malianos vão apresentar as suas obras e criações artísticas ao público em geral.
Vários artistas malianos ou grupos musicais vão actuar em concertos, particularmente Mohamed Diaby, Mariam Bah, Mamou Sidibé, Oumou Diarra, Fousco, Doudou Tamasna, bem como as orquestras do Instituto Nacional de Artes (INA) de Bamako e do Conservatório de Artes e Ofícios e Balla Fasseké Kouyaté.
De acordo com o diplomata espanhol, a grande inovação deste ano será a participação de dois grupos musicais espanhóis, designadamente Argentina e David Palomar, todos artistas de Flamengo.
Saudou o empenho dos parceiros técnicos e financeiros que apoiam, desde a sua primeira edição, o Festival Holà Bamako, organizado pela Embaixada de Espanha no Mali.
Revelou que a Embaixada da Espanha trabalha, há cinco anos, "com os seus parceiros para fazer da cultura um vector de paz, coesão social e compreensão entre os povos."
Também mencionou o que "temos em comum, mas também as diversidades culturais dos nossos dois países."
Acrescentou que este evento é um meio de se aproximar dos dois povos, mas também de promoção da música maliana e espanhola.