Cidade do Cabo - (Da correspondente) – Oitocentos e seis menores em conflito com a lei vivem actualmente nos centros de acolhimentos de jovens e menores da província do Cabo Ocidental, na África do Sul, ao abrigo da Lei de Justiça Infantil.
Segundo o canal News24, que cita o Departamento Provincial de Desenvolvimento Social, as crianças estão distribuídas em creches e jardins de infância.
Um relatório inter-departamental nacional indica que no exercício financeiro de 2023/24 foram registados 5.796 casos de crianças em conflito com a lei na mesma circunscrição.
A ministra da Presidência, Khumbudzo Ntshavheni, disse que este ano, a taxa de homicídios baixou 5,8%, os crimes sexuais 2,5%, roubos com circunstâncias agravadas 8,8 %, em instalações e residências 1,3% e 21,1%, respectivamente, e violação 3,1%.
Referiu que durante uma operação multi-disciplinar, foi descoberto um laboratório de drogas em Rietfontein, Joanesburgo, avaliado em cerca de 100 milhões de dólares (1 dólar equivale a Kz 912,39), e confiscou-se um contentor de cocaína estimado em 86,5 milhões de Rand (1 rand equivale a Kz 50,52).
O governo voltou à sociedade para que estabeleçam parcerias com a polícia de modo a reforçar a luta contra os crimes. RB/JM