Kinshasa - Mais de 55 mil pessoas foram afectadas de diversas formas devido às inundações do Lago Albert, na província de Ituri, na República Democrática do Congo (RDC), informou hoje o Serviço Provincial de Protecção Civil.
Segundo ainda o órgão, entre Agosto e Novembro de 2024, centenas de casas, escolas e milhares de hectares de campos foram destruídos pela água, particularmente nas chefias Wagongo, no território Mahagi, Bahema Banywagi, em Djugu e Walendu Bindi em Irumu.
Afirmou que as inundações se devem à subida das águas do Lago Alberto após as fortes chuvas que caem periodicamente nestas zonas, fenómeno que gera uma vulnerabilidade ainda maior nas comunidades locais.
Ituri é uma das províncias afectadas pela violência de grupos armados na RDC, que provoca frequentemente deslocamentos de pessoas e milhares permanecem em locais de refúgio com péssimas condições alimentares e de habitação.
A isto somam-se as cheias, que além de destruírem as habitações da população, destroem as colheitas, levando a uma maior insegurança alimentar numa região com muita precariedade nesta área, bem como dificultam o acesso às instituições de educação e saúde.
O Serviço de Protecção Civil pediu ao Governo que avalie a situação e tome medidas preventivas que permitam uma resposta duradoura a uma questão que é cíclica. JM