Brasilia - Lula da Silva criticou o presidente norte-americano, Joe Biden, por doar dinheiro à Ucrânia sem nunca ter feito um discurso para "doar um dólar para quem está a morrer de fome na África".
O ex-presidente do Brasil e pré-candidato à presidência nas eleições de Outubro, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou na quarta-feira o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pela ajuda monetária à Ucrânia.
“Não é possível que o presidente [Joe] Biden, que nunca fez um discurso para doar um dólar para quem está a morrer de fome na África, anunciar 40 mil milhões para ajudar a Ucrânia a comprar armas. Não é possível”, afirmou num discurso na cidade de Porto Alegre, citado pela CNN Brasil.
Esta não é a primeira vez que Lula da Silva se refere à invasão russa da Ucrânia. No mês passado, acusou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de ser “tão responsável “ pela guerra quanto o presidente russo, Vladimir Putin, que ordenou a ofensiva militar.
“E agora, às vezes fico a ver o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse a festejar, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? É tão responsável quanto o Putin. É tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não existe apenas um culpado”, afirmou. E acrescentou: "Fica a achar-se o rei da cocada".