Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Líder da UA mostra "profunda emoção" pela morte do PR do Tchad

     África              
  • Luanda • Terça, 20 Abril de 2021 | 22h23
Bandeira da União Africana
Bandeira da União Africana
Divulgação

Ndjamena - O presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, mostrou hoje "profunda emoção" devido à morte do Presidente do Tchad, Idriss Déby Itno, em combate contra os rebeldes no norte do país, considerando-o um "grande estadista".

"Foi com grande consternação e profunda emoção que soube da morte" do Presidente do Tchad, Idriss Deby Itno, disse o presidente do órgão executivo desta organização continental africana, numa mensagem colocada no Twitter.

Mahamat, que foi primeiro-ministro do Tchad de 2003 a 2005 e depois ministro dos Negócios Estrangeiros entre 2008 e 2017, escreveu ainda: "Grande estadista e reconhecido líder militar. Envio as minhas sinceras condolências ao povo tchadiano e à sua família"

O Presidente do Tchad, Idriss Déby Itno, no poder há 30 anos, morreu hoje de ferimentos sofridos enquanto comandava o seu exército na luta contra rebeldes no norte durante o fim-de-semana, anunciou o porta-voz do Exército, o general Azem Bermandoa Agouna, numa declaração transmitida na rádio estatal.

Déby, 68 anos, um oficial militar de carreira que tomou o poder em 1990 num golpe e foi promovido ao posto de marechal de campo em Agosto último, foi reeleito no passado dia 11 para um mandato de seis anos com 79,32% dos votos, de acordo com os resultados provisórios anunciados na segunda-feira à noite pela comissão eleitoral nacional.

Ministros e oficiais de alta patente deram conta na segunda-feira que o chefe de Estado tinha visitado a linha da frente para se juntar ao seu exército, que enfrentava uma coluna de rebeldes, que tinham lançado uma ofensiva a partir de bases recuadas na Líbia no dia das eleições.

Os confrontos entre os rebeldes e o Exército tchadiano no maciço de Tibesti, que faz fronteira com a Líbia, são frequentes.

Em Fevereiro de 2019, uma outra incursão com o objectivo de derrubar Idriss Déby Itno, foi travada pela intervenção de caças bombardeiros da força aérea francesa, solicitada por Ndjamena.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+