Bamako - O jornalista maliano desaparecido desde quinta-feira foi encontrado "são e salvo" em Bamako, capital do Mali, informou a unidade de crise criada por dez organizações de comunicação social após o seu desaparecimento.
“Aliou Touré, editor do jornal Le Démocrate, regressou são e salvo a casa", disse a unidade de crise, composta por várias associações de jornalistas, num comunicado enviado à agência de notícias France-Presse (AFP).
As circunstâncias em que Touré foi encontrado não foram especificadas pela mesma organização.
Várias organizações de comunicação social no Mali denunciaram no domingo o desaparecimento do jornalista.
Em comunicado, a Associação de Imprensa do Mali apelou às autoridades para fazerem tudo para o encontrar são e salvo e a Comissão Nacional de Direitos Humanos do Mali abriu também uma investigação sobre o paradeiro do jornalista.
O jornalista, membro de várias associações, é conhecido por ser incisivo e próximo de activistas ligados a questões políticas actuais.
O Mali, um país da região do Sahel atormentado pela insegurança com grupos fundamentalistas islâmicos que operam no território, é governado por uma junta militar no poder, após dois golpes de Estado, em 2020 e 2021. CNB/CS