Nova Deli - A Índia enviou hoje mil toneladas de arroz ao Lesoto como assistência humanitária para atender à segurança alimentar e às necessidades nutricionais da nação africana, confirmou o porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores, Randhir Jaiswal.
Embora mais de 80 por cento da população do Lesotho viva em zonas rurais e a maior parte do país dependa da agricultura de subsistência, muitas famílias ainda não têm acesso a terras agrícolas e o país continua altamente vulnerável aos impactos da crise climática.
De acordo com o Fundo Alimentar Mundial, citado pela Prensa Latina, 50 por cento da população vive abaixo do limiar da pobreza, 33 por cento das crianças com menos de 5 anos sofrem de atraso no crescimento e 520 mil pessoas sofrem de fome severa.
Mais de três quartos da sua população depende da pecuária e da agricultura de subsistência, enquanto o país produz menos de 20 por cento dos seus próprios alimentos.
Da mesma forma, depende fortemente da África do Sul para a maior parte da sua actividade económica.
O Fundo Alimentar Mundial observou que o Lesotho é altamente vulnerável aos impactos da crise climática, com secas induzidas pelo El Niño devastando colheitas e causando perdas significativas de gado.
Prevê-se que o clima se torne mais quente e seco, tornando as secas e as inundações mais frequentes e intensas.
Embora estejam a ser tomadas algumas medidas de adaptação climática, o país carece de recursos para enfrentar estes desafios. JM