Adis Abeba - O impacto positivo das reformas macroeconómicas do governo implementadas nos últimos meses para incentivar o sector industrial na Etiópia foi hoje o foco de um diálogo público-privado convocado pelo Ministério da Indústria.
O objectivo do encontro foi discutir as oportunidades, desafios e possíveis soluções para esta área à luz das recentes modificações.
O titular da pasta da Indústria, Melaku Alebel, informou que o país conseguiu arrecadar mais de 816 milhões de dólares (1 dólar equivale a Kz 918,00) em substituição de importações nos últimos meses após a reforma.
Alebel especificou que os regulamentos estimularam a actividade económica, particularmente no sector industrial, nas exportações e no investimento directo estrangeiro. Observou que a maior disponibilidade de moeda estrangeira permitiu que indústrias anteriormente fechadas voltassem a operar.
Por sua vez, a directora da Agência Alemã para a Cooperação Internacional na Etiópia, Anna Waldamann, reconheceu os efeitos positivos e as melhorias notáveis na indústria transformadora local.
Waldamann mencionou o aumento da utilização da capacidade em sectores como o do aço, que passou de 20 por cento para mais de 50 por cento, bem como os desafios decorrentes do aumento da concorrência internacional e da necessidade de políticas e regulamentos fiáveis.
Destacou também o potencial das ferramentas digitais, como a plataforma electrónica de participação público-privada, para facilitar o diálogo estruturado e as acções de acompanhamento. JM