Pointe-Noire - No seu discurso de Ano Novo, em 31 de Dezembro de 2024, o presidente de transição da Guiné, General Mamadi Doumbouya, reafirmou o seu compromisso com a restauração da ordem constitucional.
Anunciou que o processo começaria no primeiro trimestre de 2025 com a assinatura de um decreto para organizar um referendo constitucional, informa o Africanews.
Doumbouya delineou as conquistas de sua administração no último ano e apresentou um roteiro para o futuro político do país. Enfatizou a necessidade de instituições fortes e duradouras para salvaguardar a democracia da Guiné.
O rascunho da constituição será primeiro revisado por um painel de especialistas guineenses antes de ser submetido à aprovação do Conselho Nacional de Transição. De acordo com Doumbouya, o referendo fornecerá à Guiné uma constituição adaptada às suas realidades sociais, políticas e económicas.
Doumbouya também anunciou que um novo código eleitoral será finalizado em 2025 para garantir uma estrutura legal sólida para eleições justas e eficientes.
Concluiu enfatizando a importância de manter a paz e a unidade durante o período de transição: “Sem uma paz duradoura, não podemos atingir nossos objectivos. Juntos, em unidade, construiremos uma Guiné moderna e próspera, onde os direitos de todos os cidadãos serão protegidos”. ADR