Conakry – A Policia anunciou quarta-feira, 23, em Conakry, a detenção do antigo ministro dos Negócios estrangeiros, Ibrahima Kalil Kaba, e do médico pessoal de Alpha Condé, M’Bemba Kaba, depois da publicação de um áudio nas redes sociais no qual o antigo Presidente os instrui, a partir de Abou Dhabi, a reestruturação do seu partido, o RPG Arco-íris, informou a televisão estatal.
“Por causa da publicação na média e nas redes sociais de um áudio do antigo Presidente Alpha Condé, em tratamento, em Abu Dhabi, e para que se esclareçam os factos, a Direcção central de investigação judiciaria da Policia nacional iniciou um inquérito”, anunciaram quarta-feira as autoridades guineenses.
O comunicado da Polícia revela que na sequência das investigações descobriu-se que M’Bemba Kaba, medido de Alpha Condé e que o assiste em Dubai, foi chamado por Ibrahima Kaba, sugerindo-lhe gravar as instruções de Alpha Condé sobre a futura gestão do partido RPG arco-íris, depois da dita indicação de Kassory Fofana na direcção do Comité executivo provisório do partido, segundo a imprensa guineense.
O médico, depois de gravar de forma clandestina as instruções de Alpha Condé, transferiu a 04 de Março último via Telegrama, o áudio ao Ibrahima Khalil Kaba, antigo chefe da diplomacia e AO Ibrahima Konaté, próximo de Kassory Fofana e, interpeladas ambas as personalidades, foram acusadas “ de atentado à vida privada e de tratamentos não autorizados de dados pessoas, indica a Polícia.
Ambos os acusados reconhecer os factos, devendo ser apresentados ao procurador da Republica junto do tribunal da primeira instancia de Dixinn, sunha ainda a Polícia.
Em Janeiro último, a junta militar autorizou Alpha Condé a deixar Conakry, e viajar para os Emiratos Árabes Unidos para tratamento médico.
Depois de onze anos de poder, Alpha Condé foi derrubado a 05 de Setembro de 2021 pelo coronel Mamady Doumbouya.