Bissau - O Governo da Guiné-Bissau felicitou hoje São Tomé e Príncipe pela realização de eleições legislativas que descreveu como "livres e transparentes", assim como a Acção Democrática Independente (ADI), liderada por Patrice Trovoada, pela vitória.
“O Governo da Guiné-Bissau, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, felicita o povo são-tomense pela realização de eleições livres, justas e transparentes, de acordo com as declarações dos observadores eleitorais presentes", referiu, em mensagem divulgada terça-feira, citada pela Lusa na rede social Facebook.
"Felicita ainda todos os partidos políticos pelo exercício democrático e congratula-se com a vitória do candidato da ADI, Patrice Trovoada", acrescentou a mensagem.
A Comissão Eleitoral Nacional de São Tomé e Príncipe anunciou que a ADI foi o partido mais votado nas legislativas de domingo, com um total de 36.549 votos, seguido do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD), do primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, com 25.531 votos.
A taxa de abstenção foi de 34,33%, segundo a Comissão Nacional Eleitoral.
O apuramento final dos resultados e posterior validação pelo Tribunal Constitucional deverá estar concluído no início da próxima semana, disseram à Lusa fontes ligadas ao processo.