Yamoussoukro - O governador do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), Tiémoko Meyliet Koné, foi nomeado vice-presidente da Côte d'Ivoire, anunciou hoje o presidente Alassane Ouattara, que reconduziu o primeiro-ministro, Patrick Achi, no cargo.
Tiémoko Meyliet Koné, governador do banco central desde 2011, é um "economista brilhante", um "tecnocrata notável", um "homem competente e trabalhador", disse Alassane Ouattara num discurso aos deputados, hoje em Yamoussoukro, a capital administrativa da Côte d'Ivoire.
"Ele é uma personalidade que provou as suas qualidades pessoais e profissionais em todos os altos cargos que ocupou na administração pública, no governo ivoiriense e fora da Côte d'Ivoire", acrescentou o chefe de Estado, citado pela agência de notícias France Presse.
Koné "contribuiu para a influência" do "país em África e no mundo, e exerceu esta alta função regional com competência, rigor e dedicação", acrescentou o chefe de Estado.
O Presidente voltou a nomear Patrick Achi como primeiro-ministro, depois da demissão do líder do executivo, juntamente com os restantes membros do Governo, na semana passada.