Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

ExxonMobil reafirma compromisso no projecto LNG na bacia do Rivuma

     África              
  • Luanda • Quinta, 20 Fevereiro de 2025 | 15h37
Bandeira de Mocambique
Bandeira de Mocambique
Arquivo

Maputo - A multinacional petrolífera ExxonMobil reafirmou hoje em Maputo o seu compromisso com o projecto de extracção de gás natural liquefeito na bacia do Rovuma, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

O compromisso foi expresso pelo Presidente da ExxonMobil para Upstream, Dan Ammann, num breve contacto estabelecido com a imprensa, minutos após o término de uma audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, segundo a agência de informação de Moçambique.

Questionado pela imprensa sobre o teor do encontro com o estadista moçambicano Ammann disse “discutimos o nosso compromisso com Moçambique, com o projecto de GNL (Gás Natural Liquefeito) no qual todos temos estado a trabalhar, e também com as comunidades de Cabo Delgado”.

“Discutimos também a forma como o governo e a ExxonMobil e os nossos parceiros podem trabalhar em conjunto para ajudar a avançar este projecto para o benefício de todos as partes envolvidas”, acrescentou.

A ExxonMobil é a operadora de um consórcio na Área 4, para a produção de gás natural na Bacia do Rovuma.

São concessionárias da Área 4 da Bacia do Rovuma a Mozambique Rovuma Venture (MRV) S.p.A. que é uma Joint Venture co-propriedade da Eni, ExxonMobil e CNODC (70%), a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P. (10%), a Galp Energia Rovuma B.V. (10%) e a KOGAS Moçambique Ltd. (10%).

O projecto para a produção de GNL sofreu vários adiamentos devido a insegurança armada que afectam alguns distritos da região norte de Cabo Delgado. O arranque efectivo do mesmo depende da assinatura da decisão de investimento (FID, sigla em inglês)

Entretanto, as Forças de Defesa e Segurança (FDS) conseguiram restaurar a autoridade do Estado em todos distritos que haviam sido tomados pelos terroristas. DSC/AM

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Papa Francisco "descansou bem toda a noite"

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 09h49

Fazenda Wele investe na produção de citrinos no Chipindo

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 09h42

Defesa de Bolsonaro pede afastamento de dois juízes do STF

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 09h35

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+