Kinshasa - Rebeldes das Forças Democráticas Aliadas atacaram civis na vila de Tenambo, na província de Kivu do Norte, na noite de terça-feira, disse o coronel Mak Hazukay, porta-voz do exército congolês, num comunicado, pedindo aos moradores que permaneçam vigilantes e evitem temporariamente locais isolados.
Os militantes também incendiaram casas na vila e sequestraram três pessoas, disse o vice-prefeito de Oicha, Jean De Die Kambale Kibwana, à mídia local, de acordo com o Africanews.
O Congo Oriental tem lutado contra a violência armada por décadas, enquanto mais de 120 grupos lutam por poder, terra e recursos minerais valiosos, enquanto outros tentam defender suas comunidades. Alguns grupos armados foram acusados de assassinatos em massa.
Nos últimos anos, os ataques das ADF se intensificaram e se espalharam em direcção a Goma, a principal cidade do leste do Congo, bem como à província vizinha de Ituri.
Grupos de direitos humanos e as Nações Unidas acusaram as ADF de matar centenas de pessoas e sequestrar ainda mais, incluindo um número significativo de crianças.
Num relatório publicado no mês passado, o Escritório Conjunto de Direitos Humanos das Nações Unidas listou as ADF entre os grupos armados que estão causando estragos no leste do Congo e pediu o julgamento dos responsáveis por graves violações de direitos humanos. ADR