Cartum - O exército sudanês anunciou nesta quarta-feira que tinha recapturado o Aeroporto Internacional de Cartum das Forças de Apoio Rápido (RSF) paramilitares, protegendo a instalação, noticiou hoje a Africa News.
Fontes militares revelaram ainda que as tropas cercaram o último grande bastião da RSF na zona de Cartum, a região de Jebel Awliya, a partir de várias direcções.
A RSF controlava o aeroporto, localizado a leste do distrito governamental central, desde o início da guerra. Além disso, o exército protegeu ambos os lados da ponte Manshiya sobre o Nilo Azul, deixando a outra passagem aquática Jebel Awliya, a sul da capital, como a última travessia controlada pela RSF.
Testemunhas oculares e activistas relataram esta semana que os combatentes da RSF estavam a recuar para sul, provavelmente em direcção a esta ponte (Jebel Awliya).
A Jebel Awliya é a única rota restante para oeste, ligando aos redutos da RSF no oeste do Darfur.
O conflito em curso já fez dezenas de milhares de mortos, desalojou mais de 12 milhões de pessoas e provocou fome generalizada, tornando-se numa das crises mais devastadoras do mundo
Desde o início do conflito em Abril de 2023, o exército e a RSF têm estado envolvidos em intensos combates, tendo o exército lançado esta semana uma campanha para expulsar os combatentes da RSF do centro de Cartum, após uma vitória significativa na retoma do palácio presidencial na última sexta-feira. DSC/AM