Addis Ababa - A Etiópia reafirmou o firme compromisso com a cooperação regional e sua dedicação ao combate ao terrorismo e ao extremismo violento, informa a ENA.
Uma delegação liderada pelo Representante Permanente da Etiópia na União Africana (UA) e na Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA), embaixador Hirut Zemene, participou do 11º Seminário Africano de Alto Nível sobre Paz e Segurança realizado em Oran, Argélia.
O seminário anual, conhecido como Processo de Oran, foi organizado na última década por meio da colaboração entre a Argélia e o Conselho de Paz e Segurança da UA (PSC.
Serve como uma plataforma estratégica para coordenação entre os membros não permanentes africanos entrantes e cessantes do Conselho de Segurança da ONU (UNSC) e o UA PSC, amplificando a voz colectiva da África e fortalecendo sua eficácia no enfrentamento dos desafios globais de paz e segurança.
Em seu discurso de abertura, o ministro de Estado Argelino para Relações Exteriores, Comunidade Nacional no Exterior e Assuntos Africanos, Ahmed Attaf, enfatizou a importância da coordenação eficaz entre o UA PSC e os três membros africanos do UNSC para garantir posições africanas unificadas sobre questões de paz e segurança.
O ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da República do Djibuti e actual Presidente do UA PSC para Dezembro de 2024, Mahmoud Ali Youssouf, destacou em seu discurso de abertura os desafios multifacetados de paz e segurança do continente.
Também abordou os impactos adversos de questões globais emergentes e restrições financeiras ao abordar questões de paz e segurança dentro da estrutura multilateral.
Na ocasião, o representante Permanente da Etiópia na União Africana (UA) e na Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA), embaixador Hirut Zemene, reafirmou o firme compromisso da Etiópia com a cooperação regional e sua dedicação ao combate ao terrorismo e ao extremismo violento.
Ela explicou ainda a grave ameaça representada por grupos extremistas como o Al-Shabaab e observou a necessidade de celebrar os sacrifícios significativos feitos pela Etiópia, juntamente com os Países Contribuintes de Tropas no combate ao terrorismo no Chifre da África.
O embaixador Hirut também enfatizou a importância de fortalecer os mecanismos de financiamento para operações de apoio à paz e implementar a Resolução 2719 da ONU, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.
Os principais tópicos discutidos no seminário deste ano incluíram o combate ao terrorismo, o combate ao extremismo violento, a implementação da Resolução 2719 do Conselho de Segurança da ONU sobre financiamento sustentável para operações de manutenção da paz na África e o avanço do "Pacto para o Futuro". ADR