Adis Abeba - O Primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, reafirmou hoje o seu apoio inabalável ao Sudão ao co-organizar a Conferência Humanitária de Alto Nível para o povo daquele país vizinho.
O evento, segundo noticia a Prensa Latina, foi co-organizado pela União Africana (UA), os Emirados Árabes Unidos e a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD).
“Como um país vizinho e irmão, a Etiópia se solidariza com o povo do Sudão durante estes tempos difíceis. Nossos dois países são profundamente interdependentes e estão ligados por gerações de lutas, aspirações e laços culturais compartilhados”, escreveu Ahmed na sua conta nas redes sociais X
A conferência tem como objectivo mobilizar apoio internacional e assistência humanitária para Cartum, que enfrenta crises contínuas. O papel de Adis Abeba como co-anfitriã ressalta o seu comprometimento com a estabilidade e cooperação regional, particularmente no enfrentamento dos desafios humanitários que afectam o Chifre da África.
O evento realizado no Africa Hall contou com a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres, do Presidente cessante da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, do Presidente queniano, William Ruto, e do secretário executivo da IGAD, Workneh Gebeyehu.
Contou também com uma delegação de alto nível dos Emirados Árabes Unidos, do Sudão e de organizações multilaterais. JM