Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Etiópia concluiu agenda nacional e africana em reuniões na ONU

     África              
  • Luanda • Sábado, 28 Setembro de 2024 | 08h38

Adis Abeba - As reuniões bilaterais da delegação etíope à margem da 79ª Assembleia Geral da ONU para promover os interesses nacionais e africanos centraram a agenda mediática durante a semana que hoje termina.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, Taye Atske-Selassie, à frente da delegação local, conversou com o seu homólogo argelino, Ahmed Attaf, e concordou em melhorar a cooperação bilateral para manter a paz regional na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.

Selassie destacou igualmente as relações de longa data entre os dois países e a necessidade de esforços coordenados para garantir a paz e a segurança regionais no Corno de África e fora dela.

Discutiram também os preparativos em curso para a convocação da quinta reunião da Comissão Ministerial Mista Etiópia-Argélia, que concordaram em realizar o mais rapidamente possível.

A Argélia é actualmente membro do Conselho de Paz e Segurança da União Africana e membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU desde Janeiro de 2024.

Outra reunião de importância significativa para a agenda de Adis Abeba na ONU foi a reunião com o Ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, que elogiou o papel fundamental desempenhado pela Etiópia nos assuntos regionais e africanos.

Yi, durante uma reunião com Selassie, destacou a importância contínua do acordo de “Parceria Estratégica para Todos os Climas” entre os dois países na ancoragem da cooperação em vários campos.

Expressou o firme compromisso de Beijing com a implementação de projectos de colaboração económica e oportunidades de mercado isento de impostos como resultado da visita do Primeiro-Ministro Abiy Ahmed à nação asiática durante a quarta Cimeira do Fórum de Cooperação China-África (Focac) no início deste mês.

Por sua vez, Selassie mencionou as relações diplomáticas de longa data entre os dois países baseadas em fortes laços históricos e sublinhou que a recente assinatura de acordos importantes durante o conclave de Focac ajuda a reforçar enormemente os laços multifacetados.

Além das questões bilaterais, o chefe da diplomacia etíope informou o seu homólogo asiático sobre a paz e segurança regional no Corno de África, enquanto trocavam opiniões sobre formas de melhorar a cooperação no grupo Brics e em vários fóruns internacionais entre os dois países.

A subsecretária para os Assuntos Africanos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Catherine Molly Phee, recebeu o ministro dos Negócios Estrangeiros da Etiópia para abordar questões de interesse comum.

O diplomata africano elogiou as fortes relações bilaterais e destacou a importância de manter discussões contínuas sobre questões de benefício partilhado.

Sobre Mogadíscio, destacou os esforços contínuos de Adis Abeba na luta contra o terrorismo e enfatizou a necessidade de uma consideração cuidadosa e abrangente antes de decidir sobre qualquer acordo após a Missão de Transição da União Africana na Somália (Atmis).

Phee, por sua vez, reafirmou o compromisso contínuo dos Estados Unidos em trabalhar com a Etiópia para combater o terrorismo e manter a paz e a segurança na região.

A missão de manutenção da paz centrou-se num encontro entre Selassie e o Secretário-Geral Adjunto das Operações de Paz das Nações Unidas, Jean-Pierre Lacroix, que elogiou os contributos das tropas etíopes naquela actividade e a sólida relação que o país africano mantém com a organização multilateral e o Departamento de Operações de Paz.

O ministro etíope reiterou o compromisso do seu país no combate ao terrorismo e, no que diz respeito aos preparativos para um acordo pós-Atmis, e enfatizou que deve ser feita uma deliberação cuidadosa relativamente ao mandato, dimensão, financiamento e coordenação.

Manifestou preocupação com o facto de o fornecimento externo de armas piorar a situação de segurança e potencialmente acabar nas mãos de grupos terroristas. JM



Tags


Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+