Adis Abeba - O Comité Técnico de Segurança Alimentar em África reúne-se a partir de hoje (segunda-feira) na sua 18ª sessão, no sistema virtual, para analisar os progressos realizados na implementação dos compromissos e rever as políticas de investimentos, com vista a acelerar os progressos na transformação agrícola no continente.
Segundo uma nota de imprensa, enviada à Angop, este ano, o evento da plataforma de Parceria do Programa de Desenvolvimento Agrícola de África (CAADP-PP) vai decorrer de 28 a dois de Dezembro.
Os especialistas africanos na matéria vão discutir as relações específicas, mecanismos de coordenação e de apoio, de que os países necessitam para implementar o programa compreensivo de desenvolvimento agrícola e as lições do terceiro ciclo de revisão bienal.
Durante cinco dias, os homens do sector da agricultura vão falar sobre o impacto da dinâmica global na alimentação, segurança e nutrição.
A abordagem do tema será uma oportunidade para os especialistas reflectir sobre o impacto e a resposta emergente sobre segurança alimentar e nutrição e determinar as formas em que os processos e resultados dos relatórios de revisão bienal podem apoiar eficazmente as respostas aos choques de emergenciais.
O papel da investigação, inovação e educação em agricultura sensível à nutrição, agricultura sustentável em vias de desenvolvimento, alimentação escolar caseira, programas para uma melhor nutrição alimentar, o poder transformador da gestão do conhecimento para alavancar a agricultura e os sistemas alimentares, também fazem parte dos assuntos a serem discutidos.
Aspectos de integração dos direitos de terra e governação no programa compreensivo de desenvolvimento da agricultura, planos de segurança para construir alimentos resilientes, promoção das culturas órfãs e dos alimentos indígenas tendo em conta a sua importância para a segurança nutricional fazem parte do ciclo de partilha no âmbito da actividade.
Consta ainda a incursão na visão geral dos programas de biofortificação em África “onde estamos e o que ainda temos que fazer”, lições aprendidas em sistemas de sementes para culturas biofortificadas e como os governos e parceiros podem criar um ambiente propício para o sector privado, contribuições da biofortificação na redução da desnutrição .
A 18ª CAADP PP realiza-se sob o tema "Agricultura Sensível à Nutrição": Um caminho para reforçar a resiliência dos sistemas agro-alimentares no continente "com áreas sub-temáticas para informar e diálogo técnico, envio de mensagens", conteúdo e recomendações dos meios de comunicação.
O principal objectivo do evento é facilitar o diálogo orientado para a acção, envolvimento e colaboração entre as partes interessadas em tópicos críticos para desenvolver sistemas alimentares e nutricionais resilientes.
A plataforma de parceria do Programa de Desenvolvimento Agrícola Africano (CAADP PP) continua a inspirar um amplo interesse e diálogo sobre transformação da agricultura em África, conforme desejado pela declaração de Malabo, ambos os resultados processo de enquadramento dos resultados, bem como o painel de instrumentos chave para facilitar o mecanismo de revisão pelos pares consagrado nos princípios da UA e da NEPAD.