Adis Abeba - A capital etíope, Adis Abeba, acolhe, de 16 a 18 de Junho de 2025, a conferência continental da Associação Africana de Avaliação (Afrea), um evento que contribuirá para os objectivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2063, noticia a a Agência de Notícias da Etiópia (ENA, na sigla em inglês).
Segundo o documento, citado pela Prensa Latina, o vento pretende abordar questões-chave relacionadas com o desenvolvimento de sistemas nacionais de avaliação em toda a África e explorar como alinhar estas práticas com a Agenda 2063 da União Africana, disse a Agência de Notícias da Etiópia.
O encontro, centrar-se-á também em estratégias para melhorar o fornecimento de evidências para a formulação de políticas e identificar formas de apoiar a sua implementação, coincidindo com o 25º aniversário da Afrea.
A Associação Africana de Avaliação foi fundada em 1999 em resposta à crescente procura do continente por advocacia, partilha de informações e desenvolvimento avançado de capacidades neste domínio.
O seu principal objectivo era contrariar as oportunidades limitadas de conhecimentos especializados através da construção de pontes estratégicas para que os avaliadores africanos pudessem ligar-se, estabelecer redes e partilhar experiências.
Foi formalmente estabelecida como uma organização sem fins lucrativos registada no Ghana (2009) como um parceiro chave e legítimo no desenvolvimento africano, unindo os esforços dos governos e de outros parceiros internacionais para desenvolver uma comunidade forte. JM