Djibuti - O secretário executivo da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), Workneh Gebeyehu, conferenciou hoje com uma delegação da Associação de Agricultores da África Oriental sobre questões de interesse comum.
Gebeyehu, na sua conta X nas redes sociais, afirmou que os agricultores são a espinha dorsal da região da IGAD, “eles não apenas lançam sementes no solo, mas também o futuro da nossa prosperidade e subsistência partilhadas”.
Especificou que as conversações se centraram na capacitação deste sector produtivo, melhorando as suas capacidades e conectando-os com oportunidades, além de promover a propriedade da terra pelas mulheres para promover a segurança alimentar e o crescimento económico sustentável.
Reiterou o compromisso da entidade africana em apoiar os esforços daquela Associação no sentido de mudanças regionais significativas.
Salientou que esta organização, fundada em 2001 e com sede no Quénia, representa mais de 25 milhões de agricultores activos em todo o Corno de África e noutros locais.
A sua adesão é voluntária e consiste em organizações de mulheres, associações de mercadorias, cooperativas e organizações de defesa de natureza central. JM