Cartum - As Nações Unidas manifestaram a sua profunda preocupação com a agitação na região de Darfur, no oeste do Sudão, que fez "dezenas de mortos" e expulsou dezenas de pessoas das suas casas, noticiou neste domingo a PANA.
Volker Perthes, representante especial do Secretário-Geral da ONU no Sudão, destacou num comunicado que, na semana passada, a ONU recebeu relatos de incidentes violentos, em Jebel Moon e arredores, no Darfur ocidental.
Estes incidentes incluem o incêndio das aldeias e mortes de dezenas de sudaneses, representando outro sinal alarmante da crescente instabilidade no Sudão.
O comunicado destaca que o representante especial do Secretário-Geral está "profundamente preocupado com a situação e exorta às autoridades sudanesas a trabalhar activamente para restaurar a estabilidade na região e insta todas as partes a agir com moderação para evitar mais violência".
Segundo a nota, estes eventos em Darfur ocorrem enquanto a violência continua em Cartum, incluindo a morte de dois manifestantes durante a manifestação da última quinta-feira, e o uso contínuo de força excessiva contra os manifestantes.
"A violência deve acabar em todo o Sudão, e os responsáveis devem ser responsabilizados", disse Perthes.
Apelou a todas as partes para trabalharem com vista a implementação do plano nacional para a protecção de civis, que as Nações Unidas apoiam, e buscarem um caminho comum para o respeito pelos direitos humanos, a paz duradoura, a democracia e a estabilidade no Sudão.