Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Detido na Zâmbia cidadão chinês procurado por racismo no Malawi

     África              
  • Luanda • Terça, 21 Junho de 2022 | 09h59

Lusaka - Um cidadão chinês procurado no Malawi por filmar crianças cantando 'slogans' racistas em chinês foi preso na vizinha Zâmbia, disse nesta segunda-feira uma autoridade de imigração.

"Ele foi preso em Chipata, na Zâmbia, depois de fugir do país", disse à agência AFP o porta-voz da imigração do Malawi, Pasqually Zulu.

O cidadão chinês, Lu Ke, é acusado de ter filmado crianças em aldeias do Malawi, incitando-as a entoar comentários racistas sobre si mesmas, em frases em chinês que elas não entendiam.

Num dos vídeos, uma criança diz: "Sou uma aberração com QI baixo".

Lu Ke vendeu esses vídeos nas redes sociais chinesas, um caso revelado na semana passada pela estação britânica de televisão BBC.

"Queremos que ele seja julgado no Malawi", disse à AFP o porta-voz da polícia Harry Namwaza, acrescentando que o seu país vai pedir a extradição de Lu Ke.

Num comunicado divulgado na semana passada, a embaixada chinesa no Malawi condenou as acções do seu cidadão, enfatizando que "o governo chinês tem tolerância zero para com o racismo".

"A Embaixada trabalhará em estreita colaboração com o Malawi e garantirá que este infeliz caso seja tratado adequadamente", acrescenta-se no comunicado.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Cuba acusa EUA de cumplicidade activa no genocídio em Gaza

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 17h44

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+