Cairo - Líderes dos países do D-8 para Cooperação Económica emitiram a “Declaração do Cairo” na quinta-feira, após a conclusão de sua cúpula no Cairo, descrevendo um compromisso com o fortalecimento de parcerias e a promoção do desenvolvimento económico entre as nações-membro.
Segundo o Daily News, a “Declaração do Cairo” foi lançada após a 11ª Cúpula D-8, realizada sob o tema “Investindo na Juventude e Apoiando Pequenas e Médias Empresas: Moldando a Economia do Amanhã”.
A declaração reafirma a dedicação da organização aos princípios de fraternidade, paz, diálogo, justiça, igualdade, estado de direito e democracia, que foram estabelecidos na fundação da organização, cujos estados-membros são o Bangladesh, Egipto, Indonésia, Irão, Malásia, Nigéria, Paquistão e Turquia.
A declaração enfatiza a importância da unidade, igualdade, respeito mútuo e cooperação económica e reafirma o compromisso de fortalecer parcerias em áreas-chave, incluindo agricultura e segurança alimentar, energia, ciência, tecnologia, indústria, desenvolvimento de PMEs, infra-estrutura, comércio, investimento e transporte, com o objectivo de promover o desenvolvimento inclusivo e equitativo entre os estados-membros.
Os líderes declararam o seu compromisso de implementar o Roteiro de Dez Anos D-8 para 2020-2030, que busca aprofundar a cooperação económica em linha com a Agenda de Desenvolvimento das Nações Unidas.
Também reiteraram a crença no multilateralismo e na importância de aprimorar a cooperação com outras organizações, como as Nações Unidas e o Comité Permanente para Cooperação Económica e Comercial da Organização de Cooperação Islâmica (COMCEC).
A Declaração do Cairo também destacou a importância da cooperação Sul-Sul para promover o desenvolvimento sustentável, a paz e enfrentar desafios globais como pobreza, mudança climática e desigualdade.
A Organização D-8 para Cooperação Económica, também conhecida como Developing-8, foi estabelecida em Istambul em 1997. ADR