Adis Abeba - O embaixador cubano designado na Etiópia, Meylin Suárez, conversou hoje com o director executivo do Grupo da Indústria Açucareira do país africano, Weyo Roba, sobre o fortalecimento da cooperação bilateral no sector.
Durante o encontro, ambas as partes reafirmaram o seu compromisso com o acordo assinado em Fevereiro de 2024 entre os Grupos Empresariais de Açúcar da Etiópia e de Cuba (Azcuba), que abrange áreas como pesquisa e desenvolvimento, produção e assistência técnica, revelou a Embaixada de Havana em Adis Abeba.
Discutiram também o progresso na implementação de projectos conjuntos, destacando a importância da transferência de tecnologia e do compartilhamento de conhecimento para optimizar a produção de açúcar.
O encontro serviu igualmente para explorarem novas oportunidades de colaboração em outras áreas relacionadas ao sector.
Suarez destacou a disposição de Cuba em compartilhar a sua vasta experiência na indústria açucareira, enquanto Roba destacou o potencial da Etiópia nessa área e a relevância da cooperação bilateral para atingir objectivos comuns.
Participaram do encontro directores das áreas técnicas e de produção do Grupo Açucareiro local, cujas intervenções contribuíram para enriquecer o diálogo e fortalecer os laços de colaboração entre ambas as nações. Do lado cubano, também esteve presente a terceira secretária da embaixada, Natalys Dinza.
Este encontro reafirmou o relacionamento histórico entre Cuba e Etiópia e destacou o compromisso mútuo de promover projectos que promovam o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos seus povos, disse a fonte. JM