Pretória (da correspondente) - A África do Sul está a fazer história com as primeiras vacinas contra a Covid-19, produzidas em África para África, recentemente lançadas pela ASPEN Pharmacare, a partir da sua fábrica em Gqeberha, Cabo Oriental, em Julho de 2021.
A afirmação é do Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, no seu boletim semanal na plataforma Twitter, destacando que "estas vacinas serão disponibilizadas para o resto do continente africano, através da Equipa de Intervenção de Vacinas Africanas, que criámos durante o nosso mandato enquanto Presidente da União Africana".
Graças aos esforços de todos envolvidos na resposta multi-sectorial de aquisição de vacinas, prosseguiu, "dispomos agora de um fornecimento confortável de reservas para vacinar a nossa população".
Realçou a importância de os postos terem pontos informativos onde os interessados possam receber detalhes claros, nas suas próprias línguas, sobre as diferentes opções de vacinas disponíveis.
O Estadista encorajou os sul-africanos a continuarem a seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Departamento Nacional de Saúde do país, em torno das vacinas Covid-19.
"Temos que evitar a divulgação de informações enganosas e falsas, que possam causar confusão", concluiu.