Pointe-Noire – A Cote d’Ivoire anunciou a retirada das tropas francesas, marcando o fim de uma presença militar de décadas no país, informa o Africanews.
O presidente Alassane Ouattara confirmou que o processo começará em Janeiro de 2025, com a base militar de Port Bouët entregue às forças ivoirenses.
“Decidimos por uma retirada coordenada e organizada das forças francesas”, disse Ouattara. A França actualmente tem até 600 soldados estacionados no país.
Esta decisão se alinha com acções semelhantes de outras nações da África Ocidental, incluindo Mali, Níger e Burkina Faso, onde o sentimento antifrancês cresceu.
A França enfrentou expulsões militares em 70% dos países africanos onde já manteve presença. Retiradas recentes incluem Senegal e Tchad, tradicionalmente vistos como fortes aliados franceses.
A medida ocorre enquanto a França tenta reformular sua estratégia militar em África, reduzindo drasticamente sua presença de tropas.
Enquanto isso, países como Mali e Burkina Faso se voltaram para a Rússia em busca de apoio militar, embora isso tenha coincidido com um aumento em ataques extremistas e baixas civis. ADR