Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Confrontos tribais em Darfur provocam mais 17 mortos

     África              
  • Luanda • Sexta, 11 Março de 2022 | 13h26
Bandeira do Sudão
Bandeira do Sudão
Divulgação

Darfur - Pelo menos 17 civis foram mortos em confrontos tribais recentes em Darfur, disse hoje (sexta-feira) o porta-voz da Coordenação Geral para Refugiados e Deslocados da região ocidental do Sudão, regularmente atormentada por disputas sobre terra e água.

Estas mortes elevam para cerca de 40 o número de mortos numa semana em resultado de lutas tribais na região de Darfur.

Os últimos confrontos ocorreram na passada quinta-feira na região montanhosa de Jebel Moun, no Darfur Ocidental, que faz fronteira com o Chade.

Deixaram 17 pessoas mortas e "dezenas de feridos e desaparecidos", informou Adam Rejal, porta-voz da agência sudanesa para os refugiados e deslocados em Darfur, que também informou que quatro aldeias tinham sido "completamente queimadas".

Rejal acusou os Janjaweed - milicianos árabes, milhares dos quais se juntaram às Forças de Apoio Rápido (RSF) agora integradas no poder militar em vigor desde o golpe militar no Sudão em Outubro último -- de serem os autores do massacre.

A somar aos 17 mortos desta quinta-feira, entre sábado e a segunda-feira anteriores, 16 pessoas foram mortas em confrontos entre uma tribo árabe e membros de um grupo étnico africano em Jebel Moun, de acordo com o Comité Central de Médicos do Sudão, em Cartum.

Rejal deixou o alerta de que "novos ataques podem acontecer".

Os confrontos entre pastores árabes e agricultores africanos por disputas de terra ou acesso à água fizeram 250 mortos no Darfur entre Outubro e Dezembro, de acordo com o sindicato de médicos.

A vasta região ocidental do Sudão é palco de um conflito sangrento que, desde 2003, matou pelo menos 300.000 pessoas -- 400.000 de acordo com um grande número de organizações humanitárias -- e provocou a deslocação de 2,5 milhões pessoas, de acordo com a ONU, .

O Sudão, que em 2019 emergiu de 30 anos de ditadura militar islâmica, assistiu em Outubro a um golpe militar, que interrompeu um processo para estabelecer um governo civil, aprofundando a crise económica.

Nas primeiras horas de 25 de outubro último, os militares, liderados pelo tenente-general Abdel Fattah al-Burhan, presidente do Conselho Soberano - órgão governativo composto por civis e militares - prenderam vários ministros, bem como outros funcionários e líderes políticos, incluindo o primeiro-ministro Abdalla Hamdok, que viria a ser reinstalado no cargo depois de uma forte pressão internacional.

O golpe fez descarrilar o processo de transição, que vinha a progredir aos solavancos desde o derrube do ditador Omar al-Bashir, numa revolta popular em Abril de 2019, e aconteceu poucas semanas antes de Al-Burhan dever entregar a liderança do Conselho Soberano, o mais alto órgão executivo no Sudão no quadro do processo de transição, a um civil.

O Sudão, que enfrentava há anos duros problemas económicos, incluindo a escassez generalizada de bens essenciais e o aumento dos preços do pão e outros produtos básicos, tem vindo a sofrer a intensificação dessas dificuldades económicas, em resultado da suspensão da assistência económica por parte dos governos e organizações internacionais após o golpe militar.

O vazio de segurança no Darfur agudizado pelo golpe militar levou a um ressurgimento da violência, segundo vários especialistas, incluindo pilhagem de instalações de assistência humanitária das Nações Unidas, lutas tribais, ataques armados e violações.

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+