Lilongwe – Quatrocentos e 38 é número de mortos até hoje registado no Malawi desde a passagem do ciclone tropical Freddy, no último domingo, anunciou hoje o Departamento de Assuntos de Gestão de Desastres do país.
"O número de mortes subiu de 326 para 438, havendo 918 feridos e 282 pessoas em paradeiro desconhecido", precisou a agência governamental na noite de sexta-feira.
Segundo o Departamento de Gestão de Desastres, as inundações, os ventos fortes e os deslizamentos de terra provocados pelo Freddy na região meridional do país forçaram a deslocação de mais de 345.000 pessoas.
Os distritos mais afectados são Blantyre, Chikwawa, Chiradzulu, Machinga, Mulanje, Neno, Nsanje, Phalombe, Thyolo, Zomba e Mangochi.
A cidade homónima de Blantyre, capital comercial e segunda cidade do país, foi dos locais mais atingidos, ao registar pelo menos 98 mortos.
O fenómeno natural levou à declaração do "estado de desastre" pelo Presidente, Lazarus Chakwera, que decretou na quinta-feira 14 dias de luto nacional para "honrar as vidas perdidas com o ciclone Freddy". DSC