Pretória (Da correspondente) – O Chefe de Estado russo, Vladimir Putin, foi convidado pelo seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, a participar na 15ª cimeira dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), conhecido como grupo de países emergentes, a realizar-se em Agosto deste ano na África do Sul.
O facto foi confirmado pela ministra sul-africana das Relações Internacionais e Cooperação, Naledi Pandor, no Palácio presidencial, à margem da visita de estado de cinco dias ao país que o Rei Phillipe e a Rainha Mathilde da Bélgica efectauam desde dia 23.
"Putin é um dos chefes de Estado dos países que compõem os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e, por isso, foi convidado para a cimeira", sublinhou a governante.
Naledi Pandor acrescentou que " África do Sul é um Estado membro do Tribunal Penal Internacional e, por isso, teremos uma discussão neste contexto e ao nível do governo, para decidir a forma como iremos responder".
O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu a 17 de Março de 2023 um mandado de captura contra o Presidente Vladimir Putin, acusando-o de crime de guerra e deportação ilegal de crianças da Ucrânia, numa acção que causou indignação ao Kremlin.