Kano - Cerca de 30 pessoas foram mortas na noite de domingo na Nigéria durante um ataque com armas de fogo a um mercado no noroeste do país, anunciaram hoje as autoridades do mais populoso país da África subsaariana.
"Dezenas e dezenas de pessoas perderam as suas vidas, ainda estamos a contar, não temos a certeza do número, mas são cerca de 30", disse o porta-voz do governo, Sokoto Muhammad Bello, em declarações citadas pela agência francesa de notícias, a France-Presse.
Os assaltantes atacaram o mercado na aldeia de Goronyo durante a noite de domingo, na véspera de um dia de mercado que estava "cheio de comerciantes".
A polícia do estado de Sokoto, no noroeste da Nigéria, ainda não tinha reagido até ao início da tarde de segunda-feira, acrescentou a AFP.
A região noroeste e central da Nigéria tem sido durante vários anos o cenário de violência perpetrada por grupos armados, conhecidos localmente como "bandidos", que atacam aldeias, roubam gado, pilham e raptam pessoas em troca de resgate.
Há dez dias, pelo menos 19 pessoas foram mortas num ataque a um mercado numa outra aldeia de Sokoto, no distrito de Sabon Birni.
De acordo com fontes citadas pela AFP, este ataque terá sido feito em retaliação contra a morte de 11 criminosos num mercado levada a cabo por grupos de vigilantes que tentam proteger as populações.
Durante várias semanas, as tropas do exército nigeriano têm vindo a conduzir uma ofensiva terrestre e aérea contra campos de bandidos no vizinho Estado de Zamfara.