Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Canadá apoia 500 famílias vítimas do ciclone Dikeledi em Moçambique

     África              
  • Luanda • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 16h41
Comité Internacional da Cruz Vermelha
Comité Internacional da Cruz Vermelha
Divulgação

Maputo - A Cruz Vermelha do Canadá apoiou com 2,2 milhões de meticais (30 mil euros -1 euro equivale a 997 kz) para 500 famílias afectadas pelo ciclone Dikeledi no distrito de Mossuril, na província de Nampula, norte de Moçambique, foi hoje anunciado.

De acordo com o director do programa da Cruz Vermelha em Moçambique, Ilídio Nhatuve, o apoio é constituído por 'kits' de higiene pessoal e menstrual, material de construção, além de duas lonas por cada família.

Em causa está o ciclone que atingiu em 13 de Janeiro a província de Nampula, sendo o distrito de Mossuril o mais atingido, "afectando gravemente" 249.787 pessoas, entre 49.407 famílias, segundo as autoridades moçambicanas.

Segundo Ilídio Nhatuve, o objectivo é atingir 10% da população afectada pelo ciclone tropical severo, avança o Notícias ao Minuto.

O Dikeledi, o segundo ciclone a atingir o norte de Moçambique no espaço de um mês, atingiu Mossuril, já na categoria 3 (numa escala de 1 a 5), com ventos até 195 quilómetros por hora.

Pelo menos 11 pessoas morreram e quase 20 mil casas ficaram destruídas, segundo o mais recente balanço oficial das autoridades moçambicanas.

Moçambique é considerado um dos países mais severamente afectados pelas alterações climáticas no mundo, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre entre Outubro e Abril. MOY/AM

 

 

 

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Vandalização de postes causa prejuízos de 40 mil dólares

 Sábado, 15 Fevereiro de 2025 | 18h56

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+