Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Busto de Nelson Mandela erguido na Câmara dos Deputados do Chile

     África              
  • Luanda • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 21h19

Santiago do Chile - Um busto em homenagem ao líder anti-apartheid e ex-presidente sul-africano Nelson Mandela foi inaugurado hoje na sede da Câmara dos Deputados do Chile, para imortalizar o seu legado que ultrapassou fronteiras.


“O compromisso democrático da África do Sul e de Mandela deve ser imortalizado neste Parlamento, pelo legado inquestionável que ultrapassou fronteiras apelando ao diálogo e à paz”, disse a deputada Claudia Mix na cerimónia de inauguração da obra.

O presidente do Grupo de Amizade Chileno-Sul-Africano lembrou que Mandela defendeu o seu povo e tornou-se um símbolo da luta pelos direitos humanos.

Nelson Rolihlahla Mandela (18 de Julho de 1918 - 5 de Dezembro de 2013), conhecido como Madiba, cumpriu 27 anos de prisão por sua oposição ao regime racial e em 1994 tornou-se o primeiro Presidente do país eleito democraticamente por sufrágio universal.

Recebeu mais de 250 prémios e reconhecimentos internacionais ao longo de quatro décadas, incluindo o Prémio Nobel da Paz em 1993.

O embaixador sul-africano no Chile, George Monyemangene, o vice-presidente da câmara baixa, Eric Aedo, e os embaixadores da Palestina, Líbia e Argélia participaram na cerimónia de inauguração do busto.

“Ter Mandela nesta Corporação é uma honra e um lembrete de que ainda há muito a fazer, pois somos responsáveis ​​por manter o seu legado e continuar o trabalho para erradicar o racismo, a segregação e a intolerância”, afirmou o legislador. JM





Fotos em destaque

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 14h14


Notícias de Interesse

PR prossegue diligências para pacificação da RDC 

 Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 21h13

 Zonal em basquetebol marcado por desistências

 Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 20h29

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+