Ouagadougou - A Assembleia Nacional do Burkina Faso aprovou, quinta-feira, a lei que prorroga por 18 meses o estado de emergência em 14 províncias do país, no quadro da luta contra o terrorismo.
Cento e vinte deputados votaram a favor e seis outros abstiveram-se.
Esta prorrogação por 18 meses, que entra em vigor a 13 de Julho próximo, diz respeito a 14 das 45 províncias do país, distribuídas pelas regiões de Boucle du Mouhoun, centro-leste, leste e Hauts -Bassins, norte e no Sahel.
Segundo a ministra da Justiça, Victoria Kibora, a prorrogação do estado de emergência faz parte do desejo do Governo manter e intensificar o combate ao terrorismo
A prorrogaçao permitirá às autoridades administrativas destas regiões continuarem a tomar medidas adequadas às suas zonas de competência, na luta contra o terrorismo, segundo a governante.
Precisou que as pessoas detidas e sujeitas a processos judiciais, no contexto das operações de segurança do território, estimam-se em cerca de 800, desde o início dos ataques terroristas em 2015, e que os primeiros julgamentos estão previstos para os próximos meses .