Mogadíscio - As autoridades somalis anunciaram hoje (26) a morte de um comandante do Al-Shebab em novas operações realizadas contra o grupo terrorista na região de Baixo Shabelle, no meio de um recrudescimento das ofensivas nos últimos meses.
Em declarações à agência noticiosa estatal somali SONNA, o vice-ministro da Informação, Abdirahman Yusuf Adala, disse que a operação, levada a cabo entre o KM-60 e Shalanbod, resultou na destruição das posições do Al-Shebab.
"As forças do Exército Nacional da Somália mataram um comandante terrorista e os seus milicianos e destruíram postos de controlo onde os terroristas extorquiam dinheiro", disse, sublinhando que "as operações têm por objectivo abrir rotas chave na região".
A Somália intensificou as ofensivas contra o Al-Shabab nos últimos meses, com o apoio de clãs e milícias locais como parte de uma série de decisões tomadas pelo Presidente Hassan Shaykh Mohamud, que ao assumir o cargo se comprometeu a colocar a luta contra o terrorismo no centro dos seus esforços para estabilizar o país.