Pretória – Numa altura em que estão escrutinados 62,4 por cento dos votos, o Congresso Nacional Africano (ANC) acumula 41,9 por cento dos votos favoráveis nas eleições gerais do dia 29 deste mês na África do Sul, segundo noticia a Prensa Latina.
Em segundo lugar está a conservadora Aliança Democrática (DA), com 22,9 por cento dos votos, embora a nível provincial o sul do Cabo Ocidental pareça ter vencido novamente, com 52,7 por cento.
Nestas sétimas eleições democráticas nacionais e provinciais na África do Sul, foi registada uma participação de 58,5 por cento dos eleitores registados, segundo dados da Comissão Eleitoral Independente (IEC).
Relatórios daquela entidade, bem como de múltiplos observadores internacionais, indicam que as eleições decorreram sem incidentes de qualquer importância.
Uma das principais novidades nos resultados deste ano é a criação do novo partido uMkhonto we Sizwe (MK) que, com 44 por cento dos votos registados até agora, venceu a província sudeste de KwaZulu-Natal, à frente do ANC que naquele distrito alcançou apenas cerca de 19 por cento.
A nível nacional, o MK tornou-se assim, com os momentâneos 11,8 por cento, o terceiro partido político - devido ao seu apoio popular - no país.
Por outro lado, apesar dos discursos excessivamente optimistas, os Combatentes pela Liberdade Económica (EFF), com 9,5 por cento provisórios, foram relegados para o quarto lugar como força política nacional.
Se as percentagens actuais se mantiverem, o que é bastante provável, para formar o futuro Governo o ANC terá de constituir uma aliança com outras forças políticas para em conjunto terem a maioria parlamentar.
Nas suas eleições nacionais, os sul-africanos não votam no futuro Presidente, mas o seu sufrágio directo e secreto consiste em eleger a composição partidária da Assembleia Nacional.
Por sua vez, estes legisladores recém-eleitos, agrupados em grupos por representação proporcional de acordo com os resultados das eleições desta semana, elegem o novo chefe de Estado no prazo de 30 dias após as eleições. JM