Nairobi - O secretário executivo da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), Workneh Gebeyehu, procedeu hoje em Nairobi (Quénia) a abertura do fórum regional de alto nível sobre o fortalecimento da cooperação para enfrentar as ameaças à segurança transnacional.
O evento de dois dias, organizado pelo Programa do Sector de Segurança da IGAD em Mombaça, procura avançar na implementação de estratégias e quadros operacionais para enfrentar estes desafios.
Falando na cerimónia de abertura, Gebeyehu destacou a necessidade de quadros jurídicos e de segurança harmonizados em toda a região, bem como o papel das comunidades locais, da sociedade civil, dos líderes tradicionais e dos cidadãos no reforço da resiliência.
“Uma abordagem unificada é vital para enfrentar eficazmente as ameaças complexas que enfrentamos”, disse, apelando a uma colaboração mais profunda a todos os níveis.
Segundo a Prensa Latina, na reunião anterior, realizada pelo Comité Técnico de Alerta Prévio, a directora de Paz e Segurança do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Quénia, Lenah Nyambu, reafirmou o compromisso do seu país com a estabilidade regional.
Por sua vez, o director da Divisão de Paz e Segurança da IGAD, Comandante Abebe Beyene, apelou a uma acção colectiva urgente para adaptar as estratégias de prevenção de conflitos aos desafios complexos da região.
O Comité Técnico de Alerta Precoce da instituição especializou-se na cooperação regional para a prevenção de conflitos através de sistemas de alerta precoce e resposta baseados em dados da entidade africana. JM