Cidade do Cabo (Da correspondente) - A África do Sul pretende apoiar a criação de um novo grupo de envolvimento, denominado Township20 ou TS20, com vista a destacar as capacidades criativas, culturais, financeiras e inovadoras das economias municipais do país, durante a presidência do G20.
A intenção foi avançada pelo Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, durante o lançamento da Presidência Rotativa do Bloco, que vai até 30 de Novembro de 2025.
Seguindo a abordagem da Presidência Brasileira, será convocado um Fórum Social do G20, que reunirá representantes dos grupos de envolvimento da sociedade civil, e servirá de ponte entre os Líderes e as pessoas que têm maior interesse nas deliberações, pontualizou.
Adiantou que os grupos incluem também organismos cientificos, de reflexão, instituições do ensino superior e de auditoria, grupos específicos para mulheres e jovens, bem como dos mais vulneráveis.
O Chefe de Estado disse que irá executar uma agenda de desenvolvimento ambiciosa, com a necessidade de atingir consensos suficientes sobre questões fundamentais, daí a criação dos grupos supracitados.
A liderança da África do Sul, culminará na Cimeira dos Líderes da Presidência do G20, que terá lugar na cidade de Johannesburgo, provincia de Gauteng, em Novembro de 2025.RB/CS