Pretória (Da correspondente) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, saudou a comunidade hindu do seu país, por ocasião do espectáculo religioso Deepavali, que decorre desde 14 do corrente.
Numa mensagem endereçada, sábado (14), o Estadista realça que a observância do Deepavali, também conhecido como Festival das Luzes,
tem raízes históricas, que remontam à chegada de trabalhadores indianos contratados, em 1860.
"É uma prova de resiliência das grandes culturas do subcontinente que o Deepavali continua a ser celebrado aqui, no extremo Sul de Africa", sublinhou.
As tradições dos festivais há muito se tornaram uma característica regular nas nossas cidades e continuamos a ser inspirados pelo senso das comunidades, companheirismo e orgulho que geram, adiantou o Presidente.
O Chefe de Estado reconheceu que muitos dos eventos públicos que tradicionalmente acontecem, como o famoso Festival Diwali de Durban (na província do Kwazulu-Natal, epicentro desta comunidade em terras sul-africanas), não se realizam este ano devido às restrições da Covid-19.
Num momento em que não só a África do Sul, mas o mundo em geral "estão a recuperar de uma das piores crises dos tempos modernos, a história de Deepavali do triunfo da Luz sobre as trevas, ressoa profundamente em todos nós ", enfatizou.
"Quero agradecer a comunidade hindu e todas as demais congregações religiosas da África do Sul, pelo seu apoio ao esforço nacional de combate à pandemia do novo coronavírus, na observância das restrições ao culto público, embora isto seja muito difícil, mas têm ajudado imensamente na prevenção de novas infecções", pontualizou o Presidente Ramaphosa.
No final da sua mensagem, Cyril diz que a comunidade hindu enriqueceu muito a vida cultural da nação sul-africana e que as suas tradições espirituais e filosóficas encontraram expressão na própria luta de libertação da África do Sul.