Pretória (Da correspondente) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, ordenou o encerramento das praias e espaços públicos nas regiões do pais com maior taxa de infecção, durante toda a época festiva, para evitar maior propagação da pandemia da Covid-19.
Numa mensagem dirigida à Nação na noite de segunda-feira, o Presidente da África do Sul decretou também um recolher obrigatório durante a quadra festiva, a vigorar das 23:00 às 04 da madrugada, como parte das medidas de contenção da pandemia no país.
Na África do Sul, a presente quadra festiva vai de 16 de Dezembro a 3 de Janeiro de 2021, adiantou o Presidente, acrescentando que a restrição sobre as praias e espaços públicos se aplica a toda a província do Cabo Oriental, bem como a zona de Garden Route, essencialmente turística, na região do Cabo Ocidental.
Na província do Kwazulu-Natal, rematou o Estadista, "todas as praias e parques públicos estarão fechados nos dias tradicionalmente mais movimentados da temporada. Estes dias são 16, 25, 26 e 31 de Dezembro de 2020, assim como 1, 2 e 3 de Janeiro de 2021".
Entretanto, as praias e locais públicos de diversão nas províncias do Cabo Setentrional e do Cabo Ocidental – com excepção de Garden Route – especificou, permanecerão abertos no período festivo.
Mais adiante, na sua intervenção na noite de segunda-feira, Ramaphosa sublinhou que os festivais, música e espectáculos ao vivo nas praias, estão igualmente proibidos. As praias que permanecerem abertas terão o horário específico das 9:00 às 18:00.
"A situação será monitorada diariamente pelas autoridades locais, de modo a garantir o cumprimento da regulamentação sobre os ajuntamentos e proibição de álcool nesses locais", disse o Presidente.
Nos casos em que forem detectadas "multidões ou falta de cumprimento das medidas de segurança, essas praias específicas e locais recreativos serão igualmente encerrados", advertiu Ramaphosa.