Pretoria ( Da correspondente) - O governo sul-africano disponibilizou cerca de 21 mil milhões em de Rands em Fevereiro de 2021, para a implementação das várias componentes do Plano Estratégico Nacional (PNS), virado para o combate a Violência Baseada no Género e Femicídio.
Uma parte significativa destes fundos, a serem usados ao longo de três anos, têm servido para promover o empoderamento das mulheres através de aquisições, apoio empresarial e acesso a oportunidades económicas, segundo anunciou o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, durante o discurso na Segunda Cimeira Presidencial sobre Violência Baseada no Género e Femicidio.
O Estadista detalhou que os valores foram igualmente direccionados "para expandir o apoio às sobreviventes, reforçando o sistema de justiça criminal e empreendendo programas de prevenção; facto que tem vindo a ser seguido de perto pelo Departamento de Planeamento, Controlo e Avaliação".
“Temos que ter a garantia de que os R 21 mil milhões estão a ser canalizados para lá onde se regista maior necessidade e onde possam ter maior impacto”, disse.
Ramaphosa recordou que em 2021 foi estabelecido um Fundo de Resposta a Violência Baseada no Genero e Femicídio liderado pelo sector privado, cujo compromisso ronda os 162 milhões de Rands e até a data foram financiados 112 projectos.