Pretória (Da correspondente) - O Chefe de Estado da África do Sul, Cyril Ramaphosa, endereçou, em nome do Governo e do seu povo, calorosas felicitações ao Presidente eleito da Zâmbia, Hakainde Hichilema.
Hakainde Hichilema, líder da oposição da Zâmbia, de 59 anos, venceu, quinta-feira (12), as eleições presidenciais com mais de 2,8 milhões de votos, derrotando Edgar Lungu, que governou o país desde 2015.
Na mensagem de felicitações, Ramaphosa refere que o sucesso das recentes eleições presidências na Zâmbia serve de base para a estabilidade e desenvolvimento contínuo da cooperação entre os países e particularmente a região austral do continente.
Ramaphosa expressou igualmente o seu apreço ao executivo e autoridade eleitoral daquele país vizinho pela realização de eleições bem sucedidas no meio do perigo da pandemia.
A ocasião serviu também para agradecer ao presidente cessante Edgar Lungo pela sua liderança e papel desempenhado para o alcance da paz no seio da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da União Africana.