Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

África do Sul conclui mandato de dois anos no CS da ONU

     África              
  • Luanda • Segunda, 04 Janeiro de 2021 | 18h10
Sede da ONU, em Nova Iorque
Sede da ONU, em Nova Iorque
Divulgação

Pretória (Da correspondente) - A África do Sul concluiu, a 31 de Dezembro findo, o seu mandato de dois anos como membro eleito do Conselho de Segurança das Nações Unidas, informou a ministra das Relações Internacionais e Cooperação, Naledi Pandor.

 

 

O referido mandato foi dedicado ao legado do Presidente Nelson Mandela, cujos valores e compromisso com a paz foram comemorados em 2018, ano que marcou o centenário do seu nascimento e em que a Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu, por maioria, a África do Sul, como membro eleito do Conselho de Segurança (CS).

 

Desta forma, "o dia 31 de Dezembro de 2020 marcou a fim da missão de dois anos da África do Sul como membro eleito do CS da ONU para o período 2019-2020. Foi igualmente o último dia da Presidência do Conselho de Segurança pela África do Sul", sublinhou Naledi Pandor aos jornalistas.

 

A ministra declarou, na ocasião, que o seu país se sente orgulhoso de ter servido os interesses da comunidade internacional no organismo global, dedicado a garantir a paz e a segurança internacionais.

 

Ao longo do mandato, sublinhou, "foi-nos dada a oportunidade de contribuir para silenciar as armas no continente africano. Igualmente usamos o nosso mandato para promover a solução pacífica de conflitos por meio da diplomacia preventiva, do diálogo inclusivo e da reconstrução e desenvolvimento pós-conflito", avançou a chefe da diplomacia sul-africana.

 

De acordo com a ministra, o seu país nunca deixou de defender uma parceria fortalecida e uma cooperação mais estreita entre o Conselho de Segurança das Nações Unidas e a União Africana e expressou consistentemente a sua solidariedade para com os povos da Palestina e do Saara Ocidental, na sua luta pela autodeterminação, liberdade fundamental, justiça, igualdade e dignidade.

 

Disse também que a África do Sul avançou, ainda mais, no que toca a implementação das Agendas da Mulher, Juventude para a Paz e Segurança.

 

Para Naledi Pandor, o mundo continua a enfrentar desafios sem precedentes, com impacto no desenvolvimento, na paz e segurança.

 

"A pandemia da Covid-19 agravou esses desafios e exigiu que trabalhássemos juntos como um colectivo ao nível global, para combater o vírus e garantir que somos capazes de reconstruir um mundo mais seguro, onde as necessidades de desenvolvimento de todos os povos são realizadas", acrescentou.

 

Findo o seu mandato no CS, a África do Sul continuará o seu compromisso com o multilateralismo e trabalhará noutros fóruns relacionados, incluindo a Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas e outros órgãos desta Instituição mundial, para atingir esses objectivos, concluiu a ministra das Relações Internacionais e Cooperação.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Assembleias de voto abrem na Alemanha

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 10h46

China acusa Austrália de "exagerar" sobre manobras militares

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 10h14

Sobem para oito mortos no desabamento de telhado no Peru

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 09h55

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+