Pretória - O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, anunciou nesta segunda-feira, em Pretória, que o comércio com os países do grupo BRICS, que integra também Brasil, Rússia, Índia e China, atingiu 702 mil milhões de rands (42,4 mil milhões de euros) no ano passado.
"Em 2021, mais de 17% das exportações da África do Sul destinaram-se a outros países do BRICS, e mais de 29% das nossas importações vieram desses países", explicou Cyril Ramaphosa, numa nota semanal divulgada na página oficial da Presidência da República sul-africana.
"Esses países são, portanto, parceiros comerciais importantes e o valor desse comércio continua a crescer. O comércio total da África do Sul com outros países do grupo BRICS atingiu 702 mil milhões de rands em 2021, aumentando dos 487 mil milhões de rands (29,4 mil milhões de euros) em 2017", revelou.
Ramaphosa destacou também "o papel crucial dos parceiros do BRICS na reconstrução do país", nomeadamente após a pandemia de covid-19.
O Presidente sul-africano participa quinta-feira na 14.ª Cimeira de Líderes do BRICS, juntamente com os seus homólogos do Brasil, Rússia, Índia e China, numa reunião virtual presidida pelo chefe de Estado chinês Xi Jinping.
"Mais amplamente, a cimeira desta semana visa inaugurar uma nova era para o desenvolvimento global que seja mais inclusivo, sustentável e justo. Através da reforma do sistema multilateral, incluindo as Nações Unidas, e reorientando a atenção e os recursos da comunidade global para a agenda de desenvolvimento sustentável, o grupo BRICS pode apoiar uma recuperação global sustentada e equitativa", frisou.